sábado, 4 de julho de 2009

Entrevista com a professora Jéssica Otoni Rodrigues Lopes,que leciona Língua Inglesa na Escola 25 de Julho,localizada no Assentamento Três Irmãos, no municipio de Prado.

Fale um pouco sobre sua experiência, sua formação e sua motivação.

- Conclui o Ensino Médio há três anos. Comecei a lecionar Inglês em 2007 somente para as turmas do Ensino Médio. No ano seguinte, passei a lecionar para o Ensino Fundamental e Médio. Faço curso de inglês na instituição de ensino CNA (Centro Cultural Norte Americano), com duração de quatro anos e meio, estando eu na conclusão do 5º semestre. Fazer o que eu gosto e o que quero é a minha maior motivação, assim, consigo transmitir de forma mais conceituada o assunto proposto aos meus educandos.

O que se espera de um professor na área de inglês?

- Espera-se que ele realmente consiga desenvolver um trabalho educativo que de fato, permita a construção de conhecimentos dentro dos limites e possibilidades de cada educando no domínio da língua inglesa.

O que seria importante hoje privilegiar, contemplar como fundamental na formação do professor?

-Cabe a escola oferecer espaço educativo que auxilie no processo ensino aprendizagem dos educandos.

Que habilidades o jovem professor deve ter?

- Ele precisa ter domínio do mundo digital, ser um bom leitor, ter conhecimentos das temáticas da atividade para promover momentos de leitura e debates no que concerne os conteúdos em estudo.

Como o jovem professor pode ajudar o aluno a perguntar?

- Cabe ao educador criar condições propícias ao diálogo, este é o elemento essencial na construção do conhecimento.

Algumas palavras finais.

- Temos que fazer da teoria uma prática constante no fazer pedagógico no cotidiano escolar.


Cleide Santos