sexta-feira, 12 de junho de 2009
Erro comum,ou acerto comum?
- Respondendo com outras perguntas - diz Irene. - Como chamar de erros fenômenos que acontecem de Norte a Sul do Brasil? Como é que tanta gente consegue cometer os mesmos ''erros'' ao mesmo tempo? Se milhões de pessoas por este Brasil afora dizem ''os oio'' onde você esperaria ''os olhos'', será possivel falar de ''erro comum'', como gostam de dizer os gramáticos tradicionalistas? Não seria o caso de falar de ''acerto comum''? O que eu pretendo mostrar, no livro, é que tudo aquilo que é considerado erro no PNP tem uma explicação científica, do ponto de vista línguistico ou outro, lógico, pragmático, psicológico...
domingo, 7 de junho de 2009
Motivo da rosa
As flores que vão perdendo suas pétalas não perdem sua essência,
mas dão continuidade ao ciclo da vida pois por onde quer que elas
passarem serão Como a Fênix,que ressurge das cinzas para um
novo recomeço,deixando sempre a sua marca,como as flores
deixam seu perfume.
sábado, 6 de junho de 2009
Qual das palavras abaixo é feminina
(....) BANDEIRA
(....) GALINHA
(....) DIRETORIA
(....) FARINHA
(....) MATEMÁTICA
A resposta está abaixo... mas pense primeiro!
Pensou Então lá vai a resposta:
BANDEIRA: Não é feminina porque tem pau.
GALINHA: Não é feminina porque tem pinto.
DIRETORIA: Não é feminina porque tem membro.
FARINHA: Não é feminina porque tem saco.
MATEMÁTICA: É a única feminina...
PORQUE TEM REGRAS, TEM PROBLEMAS DEMAIS E... NINGUÉM ENTENDE!!!
Dialogando
LINGUA INGLESA
Hoje a língua inglesa, é quase a mesma em todo mundo. É possível perceber a nacionalidade de uma pessoa e o seu sotaque, um australiano, um canadense, um escocês ou um africano, mas as palavras são internacionais mas é interessante perceber as diferenças dentro do próprio inglês britânico. Um londrino pode entender o que um americano fala, facilmente, mas quase não consegue compreender o dialeto de uma pessoa de NEWCASTLE, no norte da Inglaterra. Porem mesmo falando outro idioma em um país e outro.
A língua inglesa é falada em mais de 60 paises como segundo idioma, considerado língua oficial ou governamental.
Há mais de 500 anos atrás não se falava inglês na América do Norte. Os índios tinha seu próprio idioma, assim como os INUIT ( esquimós ) os aleusts no Canadá, os aborígines na Austrália e Maoris na Nova Zelândia.
Você pode dizer: “I AM” ou “ I” AM” é a forma contracta do sujeito “I” com o verbo AM. “I AM = I’M.
O mesmo acontece na pergunta What’s your name?
What’s é a forma contracta da partícula interrogativa. “ What com verbo “is”.
Hello, Everybody! Esse é o cumprimento do dia. Olá pessoal! Aprendemos a nos apresentar em inglês em algumas situações e momentos diferentes do dia.
Observe as seguintes expressões:
“Hello”! : Hi!
“Hello” : Pode ser usado em qualquer situação de cumprimento, e “Hi” é geralmente usado de maneira informal.
“Good bye” : Bye= Bye-Bye!
“And you”? : How about you?
Usamos “And you”? ou How about you? Para desenvolvermos uma pergunta que nos foi feita ao inves de retira-la.
RELATO
Trabalhando na zona rural, onde os adolescentes e a juventude em si, não tem estimulo nenhum para estarem na sala de aula e a falta de interesse é muito grande. Certo dia levei para classe dois textos diferentes um que falava sobre A Paz ( música de Gilberto Gil ) e o outro sobre Os Donos da Guerra ( música de Renato Russo ), para que eles fizessem uma comparação entre os dois textos, no inicio eu pensei comigo que seria um desastre total a minha aula, que foi uma perda de tempo a preparação da aula, mais a surpresa foi tanta sem tocar na mídia, eles foram logo fazendo intervenções dos últimos acontecimentos que eles viram na televisão, enfim, a aula foi maravilhosa, dentro da discussão pude perceber que eles são críticos e reflexivos, precisam ser mais estimulados a leitura para compreender a necessidade do estudo e principalmente a importância do ato de ler, dentro e fora da sala.
Entrevista com Cecilia Meirelles
Dicas e curiosidades de português e inglês
DIALOGANDO COM AS LINGUAS
Conheça e divirta-se com os dialetos regionais mais curiosos, saiba também as dicas interessantes sobre o uso adequado e correto de algumas palavras. E mais... Veja como a Língua Inglesa é importante nos dias atuais e porque é a mais falada do mundo.
LINGUA PORTUGUESA
Hoje, há quem diga que precisamos falar politicamente correto, evitando expressões como: Ele judiou de mim, a coisa ta preta ou você esta denegrindo minha imagem. Ate os brancos começam a se revoltar quando ouvem um vestibulando reclamar. “ Xi... me deu um branco!. Falou e disse!...falar e dizer não são sinônimos. Quem fala, fala bem, fala muito, fala com alguém. Já quem diz, diz a verdade, diz o que pensa, diz besteira. Falar tem a ver com o ato da fala. Dizer tem a ver com o conteúdo da expressão. Apertem os cintos... ´para cada realidade concreta existe uma palavra adequada. Quando um avião desce no aeroporto, aterrissa ou ateriza. Quando o hidroavião pousa no mar, amerissa. E quando uma nave pousa na lua, alunissa ou aluniza. Conversa pra boi dormir... até no açougue é preciso falar bem. Quando queremos comprar parte traseira acima das coxas do animal, devemos pedir algumas gramas ou mesmo quilo de coxao. Trata-se do aumentativo de coxa. Há quem fale colchão, mas isso já é conversa pra boi dormir.
Termos características do Nordeste do país:
Mangar: zombar de alguém
Pitoco: botão
Aperreado: angustiado, estressado
Bigu: carona
Jerimum: abóbora
No Ceará, fale que nem os cearenses. Alem de um sotaque particular, os cearenses usam certas expressões que podem confundir os turistas. Eis uma relação das palavras mais comuns faladas no Ceará e sua respectiva tradução. Para os que desejam adquirir um P.H.D. no idioma, é aconselhado comprar o livro “ dicionário do Ceares “ de Marcus Gadelha.