sábado, 6 de junho de 2009

Dicas e curiosidades de português e inglês


DIALOGANDO COM AS LINGUAS

Conheça e divirta-se com os dialetos regionais mais curiosos, saiba também as dicas interessantes sobre o uso adequado e correto de algumas palavras. E mais... Veja como a Língua Inglesa é importante nos dias atuais e porque é a mais falada do mundo.

LINGUA PORTUGUESA

Hoje, há quem diga que precisamos falar politicamente correto, evitando expressões como: Ele judiou de mim, a coisa ta preta ou você esta denegrindo minha imagem. Ate os brancos começam a se revoltar quando ouvem um vestibulando reclamar. “ Xi... me deu um branco!. Falou e disse!...falar e dizer não são sinônimos. Quem fala, fala bem, fala muito, fala com alguém. Já quem diz, diz a verdade, diz o que pensa, diz besteira. Falar tem a ver com o ato da fala. Dizer tem a ver com o conteúdo da expressão. Apertem os cintos... ´para cada realidade concreta existe uma palavra adequada. Quando um avião desce no aeroporto, aterrissa ou ateriza. Quando o hidroavião pousa no mar, amerissa. E quando uma nave pousa na lua, alunissa ou aluniza. Conversa pra boi dormir... até no açougue é preciso falar bem. Quando queremos comprar parte traseira acima das coxas do animal, devemos pedir algumas gramas ou mesmo quilo de coxao. Trata-se do aumentativo de coxa. Há quem fale colchão, mas isso já é conversa pra boi dormir.

Termos características do Nordeste do país:

Mangar: zombar de alguém

Pitoco: botão

Aperreado: angustiado, estressado

Bigu: carona

Jerimum: abóbora

No Ceará, fale que nem os cearenses. Alem de um sotaque particular, os cearenses usam certas expressões que podem confundir os turistas. Eis uma relação das palavras mais comuns faladas no Ceará e sua respectiva tradução. Para os que desejam adquirir um P.H.D. no idioma, é aconselhado comprar o livro “ dicionário do Ceares “ de Marcus Gadelha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário